De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.


Melhores ferramentas de produtividade para Linux em 2023

Colaboração: Klaibson Natal Ribeiro Borges

Data de Publicação: 4 de outubro de 2023

A produtividade é uma coisa pessoal. Você pode ler dicas de gurus famosos na Internet, assistir vídeos inspiradores no YouTube, conhecer diversas técnicas psicológicas e assim por diante para aumentar sua produtividade. No entanto, a verdade é que cabe a você saber e reconhecer o que funciona para você e seu estilo de vida.

Com isso em mente, aqui está uma lista dos melhores aplicativos de produtividade para Linux em 2023. Cada opção foi projetada para facilitar as coisas, permitindo que você permaneça produtivo ao trabalhar em um ambiente baseado em Linux. A melhor estratégia seria conhecer todos eles e decidir o que pode funcionar melhor para você. Quanto mais rápido você experimentar as ferramentas da lista, melhores resultados obterá.

1. Melhor ferramenta de colaboração de documentos online: ONLYOFFICE Docs

Fonte: www.onlyoffice.com

ONLYOFFICE Docs é como a versão auto-hospedada e de código aberto do Google Docs para usuários Linux. Ele combina os vastos recursos colaborativos do software proprietário com capacidades de integração quase infinitas, permitindo criar um ambiente de trabalho personalizado com uma plataforma de terceiros de sua escolha, seja Nextcloud, Redmine, Moodle, Drupal, Seafile, WordPress, ownCloud e outros .

Ao usar o ONLYOFFICE Docs, você obtém acesso a um conjunto de editores e visualizadores colaborativos para documentos de texto, planilhas, formulários digitais, apresentações, e-books e arquivos PDF. A suíte lida facilmente com os formatos mais populares e garante a mais alta compatibilidade com DOCX, XLSX e PPTX para que você dificilmente terá problemas ao trabalhar com arquivos Word, Excel e PowerPoint.

A forma como o ONLYOFFICE Docs trabalha com documentos é semelhante à oferecida pelo Microsoft Office. Você pode inserir e configurar objetos visuais, aplicar diversas fontes, fazer desenhos com a ferramenta de desenho integrada, criar índices e até mesmo usar plug-ins de terceiros. Um dos mais interessantes é o ChatGPT que permite processar texto de diversas maneiras e melhorar sua redação.

ONLYOFFICE Docs vem com um conjunto decente de ferramentas para trabalho colaborativo, incluindo permissões de compartilhamento flexíveis, dois modos de coedição, controle de versão e histórico, controle de alterações, comparação de documentos, comentários e comunicação online. Além disso, você pode instalar plug-ins para Zoom ou Jitsi para permitir videoconferências.

Além de sua versão auto-hospedada, o ONLYOFFICE Docs também está disponível na nuvem e oferece aplicativos de desktop nativos gratuitos para Linux, macOS e Windows. ONLYOFFICE Documents é outra parte do projeto, um aplicativo móvel gratuito para Android e iOS que você pode instalar em seu tablet ou dispositivo móvel para acessar seus documentos em qualquer lugar.

2. Melhor gerenciador de informações pessoais: Kontact

Fonte: kde.org

Kontact é mais conhecido como o gerenciador de informações pessoais integrado do ambiente de desktop KDE, mas também funciona bem com outros sistemas operacionais e ambientes baseados em Linux. Kontact vem com vários aplicativos combinados em uma única janela e permite aumentar sua produtividade gerenciando e-mails, catálogos de endereços, calendários, eventos, tarefas e feeds, tudo em um só lugar.

Estes são os principais componentes do Kontact que você pode usar juntos ou separadamente:

  • KMail, um cliente de e-mail com suporte para os provedores de e-mail mais populares;

  • KOrganizer, uma ferramenta de calendário que se integra perfeitamente com NextCloud, Google Calendar e outros serviços famosos;

  • KAddressBook, um aplicativo de gerenciamento de contatos com recursos flexíveis de sincronização;

  • Akregator, um leitor de notícias fácil de usar;

  • KNotes, um aplicativo simples que permite escrever notas.

Todos esses programas são adaptados para funcionar bem uns com os outros e oferecem um conjunto diferente de recursos. Pode levar algum tempo para você se familiarizar com todos eles, mas quando você os dominar e usar corretamente, sua produtividade aumentará rapidamente.

Em comparação com aplicações de produtividade proprietárias baseadas na Web, o Kontact respeita a sua privacidade e cumpre integralmente os padrões abertos. Isso significa que você pode ter controle total sobre seus dados, o que é muito importante para alguns usuários de Linux.

3. Melhor ferramenta de controle de tempo: Kimai

Fonte: www.kimai.org

Kimai é um rastreador de tempo de código aberto feito para uso em desktops e dispositivos móveis. Ele funciona perfeitamente em diferentes dispositivos e pode ser usado como um serviço baseado na web (SaaS) ou como um programa independente. As principais funcionalidades do programa permitem que você acompanhe seu tempo de trabalho e acompanhe estatísticas relacionadas às suas atividades.

O Kimai também permite controlar orçamentos e gerar faturas, o que o torna uma ferramenta útil para aumentar a produtividade das equipes. Além disso, existem recursos de gerenciamento de projetos e tarefas, bem como algumas funcionalidades básicas de CRM, pois você pode gerenciar seus clientes e suas informações de contato.

É necessário mencionar que Kimai é um programa personalizável e seus recursos padrão podem ser estendidos com plugins de terceiros. No site oficial, existe um marketplace onde você pode encontrar dezenas de plugins, tanto gratuitos quanto pagos. Por exemplo, você pode adicionar planilhas de horas automáticas em PDF e gerenciamento de despesas se não se importar em gastar algum dinheiro.

Outro fato interessante é que você pode solicitar uma extensão personalizada para Kimai, mas este é um serviço pago. No entanto, mesmo sem plugins pagos, Kimai é realmente bom em monitorar o tempo.

4. Melhor ferramenta de videoconferência: Jitsi Meet

Fonte: jitsi.org

Jitsi Meet é uma ferramenta de código aberto para videochamadas em grupo com vários participantes. Um dos pontos fortes do Jitsi Meet é a facilidade de uso. Na verdade, você nem precisa ter uma conta para participar de uma reunião ou criar uma videochamada. No entanto, você pode implantar o programa em seu servidor Linux e criar sua própria instância do Jitsi Meet se não confiar em provedores de nuvem e precisar de mais privacidade.

O Jitsi Meet possui diversas opções de customização. Por exemplo, existe um recurso que permite alterar o plano de fundo escolhendo uma imagem de sua preferência. Outra opção interessante é a possibilidade de compartilhar a tela com vários usuários ao mesmo tempo, o que é ideal para trabalhos paralelos. Além disso, também é possível ver estatísticas dos participantes da reunião e interagir com eles em tempo real.

O Jitsi Meet é utilizado para fazer videochamadas ou conferências de até 100 participantes gratuitamente e sem necessidade de conta. Suas opções são mais avançadas que outras ferramentas do gênero, como Zoom e Google Meet.

Para manter os participantes seguros, o Jitsi Meet vem com criptografia ponta a ponta, para que tudo seja criptografado de forma confiável e ninguém possa acessar seus dados. Naturalmente, é possível gravar videochamadas com um único clique, o que alertará os demais participantes para que saibam que estão sendo gravadas. Outras opções de segurança incluem a capacidade de ativar uma sala de espera e adicionar senhas para proteger suas reuniões.

5. Melhor gerenciador de senhas: Bitwarden

Fonte: bitwarden.com

Se você acha que gerenciadores de senhas confiáveis são uma questão de segurança, não de produtividade, pense novamente quando esquecer uma de suas senhas e passar algum tempo tentando recuperá-la por meio de seu endereço de e-mail ou número de telefone.

Bitwarden é um gerenciador de senhas de código aberto que pode ser usado em qualquer computador, independentemente do sistema operacional, dispositivos móveis e navegadores da web. Está disponível uma versão gratuita para uso pessoal e também uma versão paga para uso profissional e alguns recursos avançados. Para começar a usar o Bitwarden, você só precisa criar uma conta e baixar o aplicativo necessário no site oficial.

Ao contrário de outros serviços semelhantes, a versão gratuita do Bitwarden oferece todos os recursos básicos sem taxa adicional, como criptografia de conhecimento zero, itens de cofre ilimitados e sincronização em todos os dispositivos.

O Bitwarden oferece o poder de criar e gerenciar senhas exclusivas, para que você possa fortalecer sua privacidade e aumentar sua produtividade em qualquer dispositivo ou local. Dessa forma, você pode ter certeza de que suas senhas estão protegidas contra roubo, pois, por terem sido criadas com o Bitwarden, são muito difíceis de serem quebradas mesmo com força bruta.

Você conhece alguma outra ferramenta de produtividade da qual os usuários do Linux possam se beneficiar? Deixe seu comentário abaixo para nos avisar!

Adicionar comentário

* Campos obrigatórios
5000
Powered by Commentics

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro!


Veja a relação completa dos artigos de Klaibson Natal Ribeiro Borges